
Madrid, 11 jan (Lusa) – O ministro do Interior espanhol revelou hoje que os responsáveis europeus se preparam para introduzir controlos fronteiriços na UE que podem implicar alterações à livre circulação estabelecida pelo tratado de Shengen, como forma de combater o terrorismo jihadista.
Jorge Fernández Díaz participa hoje, em Paris, numa reunião de urgência que junta os máximos responsáveis da pasta do Interior (Administração Interna) dos seis países mais populosos da UE (Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Itália e Polónia), dos Estados Unidos, o coordenador antiterrorista da União Europeia e o comissário europeu com a tutela desta área.
“Nós [os responsáveis espanhóis] vamos apoiar que se estabeleçam controlos fronteiriços e é possível que, como consequência disso, se tenha de modificar os instrumentos do Tratado de Schengen (documento assinado em 1985 que estabeleceu a livre circulação de cidadãos da UE no espaço comum)”, disse o ministro, em entrevista hoje ao diário El País.