Nevão no Canadá: Semana arranca com tempestades de neve em Ontário e Quebec

Foto: Rachel Schoutsen TWN/Twitter
Foto: Rachel Schoutsen TWN/Twitter

Os residentes de Ontário acordaram esta segunda-feira com um nevão de proporções épicas. Avisos de nevasca foram emitidos em várias zonas do sul da província. Também o Quebec amanheceu com uma tempestade de neve.

“A maior tempestade de inverno dos últimos anos” em Ontário. É assim que os especialistas descrevem o nevão que atingiu a maior província do Canadá esta segunda-feira, dia 17 de janeiro. Avisos de tempestades de neve foram emitidos em várias regiões do sul de Ontário, nomeadamente na Área Metropolitana de Toronto (Greater Toronto Area – GTA). Na área de Barrie, a Environment Canada decretou um aviso de queda de neve.

A previsão para Niagara, Hamilton e o sudeste de Ontário incluiu neve de 20 a 40 centímetros, a um ritmo de 2 a 4 centímetros por hora. Já o vento soprou, nestas regiões, de 60 a 80 quilómetros por hora. Para Toronto, a previsão deu conta de neve a atingir os 60 centímetros.

Muitos habitantes não conseguiram sair de casa por causa da neve. A Environment Canada alertou para o perigo de conduzir devido à visibilidade reduzida e à dificuldade de mover o carro. Já a autarquia de Toronto pediu aos residentes para ficarem em casa, se possível.

Também o Quebec amanheceu com uma tempestade, com a neve a atingir os 30 centímetros em algumas regiões. A Environment Canada emitiu alertas de queda de neve e de tempestades de inverno na maior parte da província. O nevão começou na segunda-feira, com a neve a cair até quatro centímetros por hora em Montreal pela manhã. Também no Quebec os condutores foram aconselhados a evitar as estradas.