
O Governo do Canadá vai compensar as crianças das Primeiras Nações em 40 mil milhões de dólares. O princípio de acordo encerra assim um desafio de 14 anos aos direitos humanos. As primeiras nações avançam que nos próximos meses vão decidir quem vai poder receber a compensação financeira.
O Governo do Canadá chegou a um acordo de princípio de 40 mil milhões de dólares para compensar as crianças das Primeiras Nações prejudicadas por um sistema de bem-estar infantil subfinanciado.
O acordo está programado para encerrar um desafio aos direitos humanos lançado há 14 anos.
O Governo está a reservar 20 mil milhões de dólares para indemnizar crianças indígenas, assim como os familiares. Os outros 20 mil milhões estão destinados ao financiamento de serviços para crianças indígenas.
O caso tem sido um grande ponto sensível nos esforços de reconciliação com os povos indígenas no Canadá.
A batalha começou em 2007, quando a Sociedade das Primeiras Nações para as Crianças e a Família e a Assembleia das Primeiras Nações apresentaram a queixa inicial. Agora o grupo aplaudiu o desfecho.
“Hoje é o culminar de mais de 30 anos de trabalho árduo e defesa, com base nos direitos das Primeiras Nações, justiça e equidade para os nossos filhos e para as suas famílias”, disse Cindy Woodhouse, Chefe Regional da Assembleia das Primeiras Nações de Manitoba, que estava sentado na mesa de negociações onde o acordo foi concluído.
“Cumprimos e estou muito orgulhoso dos nossos esforços e do que isso significa para a nossa gente.”
A Assembleia das Primeiras Nações avançou num comunicado à imprensa que planeia trabalhar nos próximos meses para decidir quem vai receber a compensação do Governo do Canadá.



