

A universidade Dalhousie suspendeu 13 estudantes de odontologia das atividades clínicas devido aos comentários misóginos que teriam sido alegadamente postados num website de rede social, dizendo que quer garantir a segurança dos pacientes e colegas de classe, noticiou a Canadian Press.
O reitor da universidade e o reitor da faculdade de odontologia anunciaram na segunda-feira que os alunos do quarto ano terão os seus privilégios clínicos retirados, enquanto o assunto está sob revisão.
“Os comentários feitos no Facebook por alguns dos nossos estudantes de odontologia do sexo masculino (do quarto ano) foram profundamente ofensivos, degradantes para as mulheres e totalmente inaceitáveis. Este comportamento não será tolerado na universidade Dalhousie”, declarou o presidente Richard Florizone, em conferência de imprensa.
O anúncio vem depois de quatro professores da Universidade de Halifax terem apresentado uma queixa sobre as alegações de que estudantes do sexo masculino postaram mensagens sexualmente odiosas sobre os seus colegas do sexo feminino na página de grupo do Facebook.
No mês passado, a universidade lançou um processo de justiça restaurativa, depois de um número indeterminado de mulheres ter apresentado uma queixa ao abrigo da política de assédio sexual da universidade e optado por continuar com o processo. O processo é um procedimento de resolução informal e confidencial que inclui as partes envolvidas.
A escola adiantou que está a continuar com isso, assim como a estudar formas de “combater os danos mais amplos causados por este incidente”.
Florizone explicou que a decisão de suspender os privilégios clínicos foi tomada em 22 de dezembro. E disse que a universidade esperou duas semanas para tornar o assunto público, depois de ter ouvido relatos de que os estudantes do sexo masculino, supostamente envolvidos, estavam em risco de se prejudicar a si mesmos e a escola queria garantir que os apoios apropriados estavam disponíveis para eles.
A universidade esclareceu que a suspensão permitirá ao Faculty of Dentistry Academic Standards Class Committee analisar o caso do ponto de vista dos requisitos de profissionalismo.
Os alunos não podem receber um diploma de odontologia da Universidade de Dalhousie sem cumprir os requisitos académicos, que inclui os padrões profissionais.
A escola acrescenta que vai decidir esta semana se as aulas do quarto ano de odontologia serão retomadas na próxima segunda-feira.