
A empresa norte-americana Novavax pediu à Health Canada para administrar a sua vacina contra a Covid-19 no Canadá. A notícia foi avançada pela farmacêutica esta segunda-feira, 1 de novembro. Na mesma data, a Novavax anunciou que a Indonésia foi o primeiro país a aprovar a sua vacina.
A Novavax quer administrar a sua vacina contra a Covid-19 no Canadá e já pediu autorização à Health Canada. A informação foi avançada esta segunda-feira em nota de imprensa. Trata-se de um passo muito esperado pela empresa de Maryland, que tem tido dificuldades em integrar a campanha global de vacinação contra o novo coronavírus.
As ações da farmacêutica subiram 11%, após o pedido de autorização de administração da vacina, não só no Canadá, mas também na União Europeia. Enquanto isso, também esta segunda-feira, a Novavax recebeu a sua primeira autorização global de administração da vacina, na Indonésia. A empresa aguarda ainda o parecer positivo de outros países, nomeadamente do Reino Unido, da Austrália, da Índia ou das Filipinas.
Ainda não se sabe como é que a vacina da Novavax poderá vir a ser utilizada no Canadá, onde 84% das pessoas com 12 anos ou mais já estão totalmente vacinadas contra a Covid-19. O Governo federal fechou um acordo com a empresa no início da pandemia, determinando a compra de mais de 50 milhões de doses.
Foi anunciada, entretanto, a produção das vacinas da Novavax no National Research Council (NRC) em Montreal. Em meados de outubro, a organização disse que o trabalho com a Novavax estava a decorrer conforme o planeado.
De acordo com os ensaios clínicos, a vacina de duas doses da Novavax tem uma eficácia de mais de 90%. O medicamento provou ser capaz de combater várias estirpes da Covid-19 e, além disso, não registou problemas relacionados com coágulos sanguíneos ou inflamações no coração. Esses ensaios clínicos, contudo, foram feitos antes da variante Delta se tornar dominante na América do Norte.