Nadia Chaudhri: neurocientista popular em todo o mundo morre aos 43 anos

Foto: Nadia Chaudhri/Facebook
Foto: Nadia Chaudhri/Facebook

Morreu Nadia Chaudhri. A popular neurocientista de Montreal perdeu a batalha contra o cancro. Tinha 43 anos.

A história de Nadia Chaudhri comoveu o mundo e a sua morte está a ser certamente lamentada por muitos. A neurocientista de Montreal, com seguidores espalhados pelo planeta, perdeu a batalha contra um cancro nos ovários aos 43 anos.

Chaudhri era conhecida por criar bolsas de estudo para jovens cientistas pouco representados e por promover uma maior consciencialização dos desafios em torno do cancro nos ovários.

A morte foi confirmada pela colega e amiga da cientista Krista Byers-Heinlein nas redes sociais. De acordo com a publicação no Twitter, Nadia Chaudhri morreu na noite de terça-feira, dia 5 de outubro.

“Nadia queria que o fim de sua vida fosse marcado por uma celebração de tudo o que trouxe ao mundo”, assegura Krista Byers-Heinlein.

De notar que a cientista conquistou uma audiência internacional de mais de 143.400 seguidores no Twitter. Em setembro, escreveu sobre o seu percurso até ao diagnóstico da doença. Só em junho de 2020 é que descobriu que tinha cancro, depois de ter tratado, durante meses, uma suposta infeção urinária.