Sondagem: canadianos pessimistas quanto à crise climática

Foto: Markus Spiske/Unsplash
Foto: Markus Spiske/Unsplash

Uma recente pesquisa revelou que maioria dos canadianos está pessimista em relação ao combate da crise climatérica. Mas, segundo os especialistas, essa atitude tem de mudar para se poder ver mudanças ambientais significativas antes que seja tarde demais.

As alterações climáticas têm vindo a ser tema de debate no Canadá e, inclusive, fazem parte das prioridades do novo mandato de Justin Trudeau. No entanto, parece que a maioria dos canadianos não está nada otimista sobre as hipóteses da humanidade em lutar contra as mudanças climáticas.

É o que sugere a empresa de pesquisa Environics no mais recente estudo encomendado pelo World Wildlife Fund Canada, uma das maiores organizações de conservação do Canadá que contribui ativamente para a proteção, gestão e restauração do meio ambiente. Segundo o organismo, a atitude pessimista dos canadianos tem de mudar antes que o pior aconteça.

A pesquisa, que consultou mil canadianos no final de agosto, descobriu que os mesmos estavam preocupados com o futuro ambiental.

Ao que tudo indica, quase 70% dos entrevistados eram, pelo menos, um tanto pessimistas sobre o estado do planeta. Quase a mesma percentagem também acredita que o clima da Terra está num ponto crítico e que o tempo para agir é curto. Mais de 1 em cada 10 desse estudo acredita que já é tarde demais.

Segundo o relato de um porta-voz da WWF Canada à imprensa canadiana, algumas pessoas “têm ansiedade ambiental”, acreditando que “muitas delas pensam que se foi longe demais e que não se podem reverter esses impactos”. E pior, “não entendem como são as soluções”.

Um porta-voz da Environics revelou que, embora os desafios ambientais como as mudanças climáticas e a perda de espécies estejam na ordem do dia, falar sobre soluções não está.

A pesquisa mostrou que 80% dos canadianos participantes no estudo não sabiam identificar uma solução ambiental, como por exemplo, plantar árvores para absorver carbono.

Os especialistas dizem que “os pessimistas não agem, mas que a ação reduz o pessimismo”.

O World Wildlife Fund disse que pode reduzir as emissões de carbono canadianas em 30 milhões de toneladas apenas apoiando e implementando soluções climáticas e ambientais.