
Lisboa, 18 dez (Lusa) – O grupo parlamentar comunista agendou um debate para hoje na Assembleia da República para interpelar o Governo sobre formas de “combate ao empobrecimento” e exigir “uma política alternativa de justiça na distribuição de rendimentos”.
Na recente discussão do Orçamento do Estado para 2015, os deputados comunistas apresentaram numerosas propostas para a “valorização efetiva de salários e pensões”, “aumento da tributação sobre os rendimentos do grande capital” e “defesa e recuperação dos serviços públicos e funções sociais do Estado”.
Já o executivo da maioria PSD/CDS-PP, que tem louvado o progresso de dados estatísticos sobre desemprego e crescimento económico, tem como “trunfos” o aumento do salário mínimo nacional para 505 euros, após acordo com confederações patronais e a União Geral dos Trabalhadores (UGT), bem como o descongelamento das pensões mínimas, além da devolução gradual dos cortes salariais efetuados, ao ritmo de 20% ao ano.
