Liga Portuguesa Contra o Cancro atribui bolsa a médica açoriana

Foto: NO Revista
Foto: NO Revista

O Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) atribuiu a bolsa ‘D. Maria do Livramento Forjaz’ à investigadora Cláudia Carreiro Sousa, com o projeto ‘Caracterização da Infeção por HPV no Carcinoma do Colo do Útero na Região Autónoma dos Açores- HPVAC’, no valor de 1500 euros.

Cláudia Carreiro Sousa, natural de São Miguel, formada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especializou-se em radioncologia no Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil.

Durante a sua formação, desenvolveu vários estudos, tendo sido premiada nas áreas do cancro de cabeça e pescoço, cancro da mama e cancro ginecológico.

O projeto que apresentou tem como objetivo caracterizar a infeção por HPV nos doentes com diagnóstico de cancro do colo do útero, identificando que genótipos têm maior incidência neste grupo de doentes. Esta abordagem vem contribuir para a avaliação da eficácia da vacinação da população da região açoriana.

A Bolsa ‘D. Maria do Livramento de Abreu Forjaz’, atribuída anualmente, é destinada a apoiar a formação em oncologia e permite aos jovens açorianos o desenvolvimento dos seus estudos no combate ao cancro.