
O Canadá conquistou a segunda medalha de ouro nas Olimpíadas. No levantamento do peso, Maude Charron ganhou ao levantar 131 quilos em Tóquio.
Maude Charron soltou o grito do triunfo em Tóquio. Levou a barra aos ombros de forma limpa, levantou o peso de 131 kg acima da cabeça, enquanto chegava à liderança por uma margem praticamente inalcançável. A britânica Sarah Davies seria a única capaz de poder superar a canadiana, mas acabou por falhar com 133 kg, caindo para o quinto posto. A italiana Giorgia Bordignon ganhou a prata. O bronze foi para Chen Wen-Huei, do Taiwan.
Depois do triunfo de Christine Girard em Londres 2012,Maude Charron ganhou a medalha de ouro no levantamento do peso feminino de 64 quilos. É já a segunda medalha dourada para o Canadá nos Jogos de Tóquio.
Nas restantes modalidades, destaque para o bronze no softball. O primeiro pódio alcançado na modalidade. As canadianas alcançaram o 3.º posto depois de derrotarem o México por 3-2.
Kylie Masse começou a manhã em Tóquio com estrondo. A nadadora de Ontário,nadou até à prata nos 100 metros femininos de costas. A atleta canadiana atingiu a meta em 57,72 segundos, enquanto a medalha de ouro foi para KayleeMcKeown da Austrália que estabeleceu um recorde olímpico com o tempo de 57,47.
Catherine Beauchemin-Pinardconquistou a medalha de bronze na prova de judo de 63 kg. A jovem de 27 anos do Quebectornou-se a segunda mulher canadiana a conquistar uma medalha olímpica no judo.
No ranking de países no que a medalhas diz respeito, Estados Unidos e China estão na liderança. Segue-se o anfitrião, o Japão. O Canadá está no 9.º lugar.