Estado de emergência declarado na província de British Columbia devido aos incêndios

Foto: @suerobinsyvr/Twitter
Foto: @suerobinsyvr/Twitter

O Governo de British Columbia declarou estado de emergência para a província devido aos incêndios florestais que dizimaram grande parte dos terrenos de algumas regiões. O estado de emergência vai estar em vigor durante 14 dias.

A província de British Columbia está novamente sob estado de emergência. O ministro de Segurança Pública da região, Mike Farnworth, declarou a suspensão de atividades na tarde da última terça-feira, em resposta aos incêndios florestais que se têm verificado na província.

De acordo com as autoridades da região, a previsão em algumas zonas de British Columbia aponta para mudanças nos ventos e no clima. Isso levanta preocupações sobre as evacuações de propriedades, que podem aumentar a um nível nunca visto na atual temporada de incêndios.

O estado de emergência vai estar em vigor durante 14 dias, a começar pela data da declaração, e pode ser estendido ou rescindido conforme necessário.

Em comunicado, Farnworth disse que a decisão de seguir com um estado de emergência provincial foi com base nos conselhos de especialistas e, em parte, pela previsão meteorológica de um período de tempo seco no horizonte.

O ministro provincial de Segurança Pública explicou que a medida decretada no dia 20 de julho aborda “a possibilidade de um cenário de evacuação em massa” e que vai dar ao Governo da região “os meios para garantir os espaços de acomodação para abrigar os residentes, caso seja necessário”.

A medida emergencial concede poderes ao Governo da província para controlar ou proibir viagens de ou para qualquer área em British Columbia e permite a remoção de árvores, estruturas ou colheitas. Além disso, também tem autoridade para entrar em qualquer prédio ou terreno sem um mandato.

Mais de 3 mil bombeiros têm trabalhado para extinguir os incêndios em toda a província. Mais recursos humanos foram adicionados para auxiliar no combate ao incêndio florestal, incluindo bombeiros vindos do México.

Desde 1 de abril que já foram registados mais de mil incidentes de incêndio na província e foram dizimados mais de 300 mil hectares. O B.C. Wildfire Service disse que esse valor é cerca de 200 mil hectares a mais do que a média de 10 anos

Os quase 300 incêndios florestais ativos na província à data do comunicado, dos quais 37 eram considerados de alta visibilidade, ou de ameaça à segurança pública, fizeram com que as autoridades de British Columbia declarassem estado de emergência.

Anteriores medidas como essa, associadas a incêndios, foram declaradas pelo Governo da região em 2003, 2017 e 2018.

No passado 1 de julho, a província de British Columbia concluiu um estado de emergência de 16 meses, seguramente o mais longo da história da província, devido à pandemia da Covid-19.