Vários serviços e atividades são agora permitidos na etapa 3

Foto: Priscilla Du Preez/Unsplash
Foto: Priscilla Du Preez/Unsplash

A província de Ontário passou para a Etapa 3 do plano provincial de reabertura na passada sexta-feira, dia 16. Esta é a última etapa justamente antes da reabertura total da região e a esperança para o regresso à normalidade em breve. Saiba agora como tudo se vai processar.

A província de Ontário chegou, finalmente, à última etapa, a Etapa 3, do mais recente plano provincial de reabertura total da província, no passado 16 de julho. Essa etapa ainda traz algumas restrições, mas muitas atividades e serviços que anteriormente estiveram fechados ou proibidos, puderam regressar.

Cinemas, museus e restaurantes estão agora prontos para funcionar em ambientes fechados e são apenas alguns dos exemplos de serviços que puderam abrir portas aos visitantes já no passado fim de semana.

Para muitas empresas, o dia 16 marca a primeira vez que são dadas as boas-vindas ao público desde o verão passado, ou até mesmo desde o início da pandemia.

As máscaras faciais ainda são necessárias em locais públicos fechados e também quando o distanciamento físico não for possível ser mantido.

Mas o que é que há de novo?

Ora, refeições internas em bares e restaurantes são agora permitidas sem limite no número de pessoas que podem partilhar mesa. A medida mantém-se na condição de que os clientes possam continuar a uma distância física de, pelo menos, dois metros entre as mesas.

Reuniões ao ar livre e eventos públicos organizados podem agora hospedar até 100 pessoas e reuniões ou eventos realizados em ambientes fechados podem ter até 25 pessoas.

Os serviços religiosos e cerimónias são permitidos no interior, desde que haja o distanciamento físico adequado.

Os ginásios e instalações de condicionamento físico pessoais podem operar internamente com 50% da capacidade.

O comércio a retalho está aberto sem restrições para compras não essenciais e não requer um número máximo de compradores dentro do estabelecimento. Isso se a capacidade permitir que os clientes mantenham uma distância de dois metros.

Teatros, museus, casinos e salas de bingo podem finalmente abrir portas com 50% da capacidade total e têm outras restrições de segurança em vigor.

Já concertos e locais de artes cénicas também podem fazer com que os artistas subam ao palco, ainda que com um público limitado.

E sem esquecer zoológicos, parques aquáticos, parques de diversão, locais históricos, jardins botânicos e atrações semelhantes. Esses lugares estão abertos com um limite de 50% de capacidade tolerada para espaços internos cobrados e 75% para áreas externas que também requeiram a compra de um bilhete.

Com as temperaturas solarengas e aguaceiras no fim de semana passado, os parques e trilhos para caminhadas em Hamilton estiveram abertos para os residentes explorarem e praticarem exercícios ao ar livre.

Foram organizados alguns eventos na zona, como caminhadas guiadas e um evento focado na cultura pop. Mas há mais. O festival Hamilton Fringe, que começou a 14 de julho, vai durar até ao dia 25 com eventos ao vivo e online, que oferecem espetáculos gratuitos e para todas as idades. O festival dura 12 dias no total e conta com mais de 30 apresentações e eventos focados na comunidade.

A província vai permanecer nessa fase por, pelo menos, 21 dias.