
A pandemia da Covid-19 veio atrasar os planos de vida da maioria dos canadianos. O isolamento e os desafios à saúde mental foram as principais causas. A informação vem de um estudo da seguradora Belairdirect.
Os planos e objetivos de vida da maioria (75%) dos canadianos foram afetados com a chegada da pandemia em março do ano passado. Algumas prioridades mudaram e muitas decisões tiveram de ser adiadas. Restrições físicas e desafios mentais atrapalharam os canadianos a atingirem os objetivos delineados no ano passado, com mais de metade deles dizendo que não foram capazes de atingir o que planearam.
Os dados foram apurados através de um estudo online feito pela seguradora Belairdirect com adultos de todo o país. Segundo os especialistas, a sensação de estagnação por não serem capazes de completar os objetivos delineados para o futuro tem afetado psicologicamente a maioria das pessoas no Canadá.
As várias mudanças nas rotinas diárias desencadearam também alterações nos planos de vida dos canadianos. De acordo com os especialistas, isso foi mais evidente com o término de relações comerciais ou mesmo pessoais, em resultado da pandemia.
Com restrições impostas em grandes ajuntamentos, muitos noivos, por exemplo, não puderam casar durante a pandemia e mais pessoas solteiras começaram a procurar um parceiro.
Tendo em conta as circunstâncias, os canadianos foram obrigados a fazer ajustes. Segundo o estudo, seis em cada 10 mudaram algumas prioridades inseridas nos planos de vida por causa da pandemia.
No entanto, os especialistas evidenciam os efeitos positivos que resultaram desse adiar. Ao que tudo indica, as pessoas concentraram-se mais em valores básicos, como o tempo passado com amigos e família, no equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal ou até permanecerem num emprego em que sentem bastante satisfeitos.
Apesar dos desafios, 83% dos canadianos ainda se revelam otimistas sobre os planos para o futuro. E muitos fizeram questão de atingir as metas traçadas no ano passado.
Os especialistas aconselham, entretanto, que em relação ao futuro, os canadianos sejam brandos com eles próprios e que evitem tentar recuperar o tempo perdido com planos apressados e irrealistas. Para eles, o ideal é começar do zero e concentrar-se na prioridade mais alta.