
A temporada da gripe pode estar de volta e os especialistas em doenças infeciosas no Canadá estão a preparar-se para o que poderá vir. Isso inclui o desenvolvimento de vacinas contra a gripe.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez recomendações em fevereiro para a vacina anual contra a gripe , com base nos dados recolhidos em 2020. Os especialistas em doenças infeciosas já estão a trabalhar na preparação para a temporada de gripe de 2021 e, inclusive, a desenvolver vacinas. Mas será que a gripe está de volta?
A OMS usa os dados de gripe da temporada anterior para identificar tendências nas variantes da mesma, e faz recomendações sobre quais as estirpes mais adequadas na vacina anual contra a gripe. A vigilância global contra essa infeção é uma tarefa da OMS desde 1952.
As temporadas de gripe em 2020 foram moderadas no mundo inteiro. No Canadá, nem sequer foi declarada por serem tão poucos os casos. Ainda assim, a OMS e os especialistas sabem que existem dois tipos principais de gripe que se propagam durante os meses de frio anual: a gripe A, também conhecida como o H1N1 e a gripe B.
A OMS recomenda uma vacina quadrivalente para a temporada de gripe de 2021 no hemisfério norte, ou seja, uma vacina com quatro estirpes. Duas da gripe A e duas da gripe B. Segundo os especialistas, a gripe B foi dominante na maioria dos casos da última temporada.
Com uma composição muito parecida com a vacina contra a Covid-19, a OMS recomenda também a vacina contra a gripe por fornecer uma barreira contra doenças graves.
