PROJETO 97: UMA CONVERSA SOBRE A AGRESSÃO SEXUAL, ABUSO E ASSÉDIO

Foto Citynews
Foto Citynews
Foto Citynews
Foto Citynews

A grande maioria das agressões sexuais contra mulheres neste país – cerca de 97 por cento – nunca são consideradas crimes pela polícia. A estatística é a razão pela qual a Rogers Media decidiu lançar um projeto de um ano para examinar os problemas do Canadá com a violência sexual: www.project97.ca, noticiou a Citynews.
Na maioria dos casos, a polícia não investiga porque as vítimas não denunciam os casos, embora o número 97 por cento reflita que algumas apresentam queixa, mas mais tarde retiram-na.
As mulheres têm motivos de sobra para querer evitar apresentar queixas: muitas acham os seus encontros com o sistema legal, particularmente a experiência altamente adversa do tribunal, tão traumatizante como a agressão inicial. Preocupam-se sobre como os outros vão compreendê-las caso elas se apresentem como vítimas – particularmente no mundo das redes sociais.
Muitas acreditam que o sistema judicial será tendencialmente contra elas; certamente saberão que, uma vez no seu interior, as suas próprias ações serão analisadas.
Agora, o silêncio pode estar a chegar ao fim. No mínimo, um novo debate poderá ser iniciado – algo que os canadianos necessitavam há anos.
Ao longo dos próximos 12 meses, a Rogers Media, através dos seus editoriais e meios de radiodifusão, vai explorar as questões de agressão sexual, abuso e assédio, que tanto afetam homens como mulheres.
Visite o site www.project97.ca.