CÂMARA MUNICIPAL GANHA NOVA APARÊNCIA COM PRESIDENTE JOHN TORY

Foto Citynews
Foto Citynews
Foto Citynews
Foto Citynews

O novo presidente John Tory entrou na Câmara Municipal para seu primeiro dia oficial de trabalho às 6:30 horas, da manhã de segunda-feira, noticiou a Citynews.
O primeiro ato oficial de Tory foi um encontro com a primeira-ministra do Ontário, Kathleen Wynne.
O encontro entre o novo presidente e a primeira-ministra tinha um significado especial já que Wynne havia rompido relações com o ex-presidente Rob Ford, logo após o escândalo de crack ter vindo a público e a Assembleia Municipal ter reduzido a maior parte dos seus poderes. Ao longo da campanha eleitoral, Tory defendeu a sua capacidade de trabalhar com todos os níveis de governo.
Numa conferência de imprensa, após a reunião, Tory e Wynne responderam a perguntas em Inglês e Francês, uma mudança gritante em relação ao que os Torontenses estão habituados da parte do seu principal magistrado. Tory adiantou que ele e Wynne tinham discutido principalmente o seu plano de trânsito SmartTrack e questões relacionadas com habitação.
Embora não tenham surgido conclusões finais ou decisões da reunião de segunda-feira, os dois líderes concordaram que era o início de um relacionamento produtivo.
Wynne sugeriu que as prioridades do seu governo sobre o trânsito/transporte público estão alinhadas com Tory, sublinhando que acredita que o Canadá precisa de uma estratégia nacional para o trânsito.
Nomeações da Assembleia
Em antecipação à primeira reunião da Assembleia Municipal de terça-feira, o novo presidente está já a defender-se de críticas sobre algumas das suas nomeações-chave.
Embora Tory tenha ressalvado que pretende trabalhar com todos os membros da Assembleia, ele foi convidado a justificar a perceção de que ele tinha “excluído” a ala esquerda da Assembleia, do seu círculo íntimo.
Tory justificou que a nomeação de Pam McConnell como um substituto regional para o centro da cidade foi “muito significativa aos meus olhos”.
Ele também anunciou que havia pedido a McConnell para liderar uma estratégia de redução da pobreza.
Tory nomeou o veterano Denzil Minnan-Wong, com 20 anos de serviço na Assembleia Municipal, como o seu vice-presidente, mas também decidiu nomear deputados regionais, incluindo McConnell.
Vincent Crisanti, um aliado de Rob Ford, vai representar Etobicoke e Glenn De Baeremaeker deverá representar Scarborough.
Os substitutos vão, cada um, representar uma região da cidade e ser responsáveis por manter o presidente informado sobre as questões locais.
Agenda apresentada
A agenda foi apresentada, incluindo informações sobre o Comité Executivo da Tory.
O comité executivo de tory será composto por oito homens e quatro mulheres.
James Pasternak vai liderar o desenvolvimento da comunidade e recreação, Michael Thompson permanece na cadeira do desenvolvimento económico, David Shiner assume o planeamento e crescimento, Jaye Robinson estará a conduzir as obras públicas, Paul Ainslie será o presidente do comité de gestão do governo, Cesar Palacio continua como presidente do licenciamento municipal e normas, e Michelle Berardinetti, irá assumir os parques e o meio ambiente. Além disso, Gary Crawford, Ana Bailão, Mary-Margaret McMahon e Frank DiGiorgio serão membros em geral.
Josh Colle, Ward 15, Eglinton-Lawrence, irá chefiar a TTC, de acordo com algumas notícias. Gary Crawford, de Scarborough, será a chefe de orçamento e a “Speaker” Frances Nunziata será convidada a permanecer na sua função.

Nota: Com informações da Canadian Press