
Morreu, esta quarta-feira, o presidente do Centro Cultural Português de Mississauga. Aos 63 anos, Tony de Sousa não resistiu às complicações causadas pelo cancro na próstata.
A comunidade de lÃngua portuguesa em Ontário está de luto. Seria no mês de junho que iria completar 64 anos. Tony de Sousa morreu na quarta-feira, 26 de maio, vÃtima das complicações causadas pelo cancro da próstata.
Tony de Sousa era natural de Torres Vedras, no centro oeste de Portugal. Foram mais de 50 anos no Canadá. No paÃs da América do Norte, construiu uma empresa de Jardinagem e tornou-se presidente do Centro Cultural Português de Mississauga. Liderava o Clube desde 2015. Era um lÃder muito ativo, que estava sempre à frente dos muitos eventos e atividades promovidas em Mississauga, com o objetivo de fortalecer as raÃzes portuguesas entre os emigrantes e as novas gerações luso-canadianas. Não apenas festas, jantares e comemorações, mas também o ensino da lÃngua portuguesa, eram as prioridades da gestão de Tony de Sousa.
Durante a pandemia, com a proibição dos eventos, manteve a comunidade ativa, com emissões especiais nas redes sociais do centro. Na última entrevista à CMCTV, na altura de mais um aniversário da instituição, em dezembro do ano passado, de forma virtual, comentou os momentos difÃceis que o centro estava a enfrentar.
Tony de Sousa deixa a mulher, uma filha e uma neta. Jorge Mouselo, vice-presidente do Centro Cultural Português de Mississauga, relembra um amigo que considerava um lÃder da comunidade.
“Com muita tristeza estamos a passar por estes momentos difÃceis. Tony de Sousa era um grande amigo, um irmão e um lÃder da nossa comunidade. Eu tive um grande prazer em trabalhar com ele”, diz Jorge Mouselo à CMCTV.
Nas redes sociais, o Centro Cultural Português de Mississauga divulgou as informações sobre o funeral: “O enterro será no Glen Oaks Funeral Home & Cemetery, na Segunda-feira, 31 de maio de 2021
à çõ , é . é á á. Publicaremos um link para a transmissão ao vivo quando disponÃvel.”
Foram 3 meses de luta, altura em que Tony de Sousa soube de um cancro. A batalha não foi vencida, mas o legado do português jamais será esquecido.



