Justin Trudeau toma vacina da Astrazeneca

FOTO: TWITTER JUSTIN TRUDEAU
FOTO: TWITTER JUSTIN TRUDEAU

Justin Trudeau já tomou a vacina da Astrazeneca contra a Covid-19. O primeiro-ministro do Canadá pretende dar assim segurança a quem vai tomar a vacina inglesa. No entanto, sabe-se que em Ontário, por causa da mesma vacina, foi já registado o primeiro caso de coágulos sanguíneos.

Nesta sexta-feira, Justin Trudeau chegou bem perto da uma da tarde para tomar a vacina contra a Covid-19. Em Ottawa, o primeiro-ministro e a mulher receberam a primeira dose da Astrazeneca. A tão polémica vacina inglesa.

O Comité Consultivo Nacional de Imunização tinha recomendado anteriormente que a vacina só deveria ser usada por canadianos com mais de 55 anos. A faixa etária recomendada passou depois para 40, e na sexta-feira, desceu para os 30 anos. Mesmo depois dos relatos de coágulos sanguíneos em recetores mais jovens, as autoridades de saúde canadianas consideram que os benefícios são bem maiores do que os riscos. Ora Justin Trudeau tem 49 anos e já levou a injeção.

O primeiro ministro demonstrou confiança na vacina, mesmo após a confirmação do primeiro caso da rara condição de coágulos sanguíneos em Ontário. Um homem de 60 anos que recebeu a primeira dose inglesa em Ontário, já está em tratamento e a recuperar-se em casa.

Assim como os cientistas do Comité Consultivo Nacional de Imunização, as autoridades de saúde de Ontário garantem que as reações graves são extremamente raras e que existe “um processo robusto em vigor para seguir e tratar quaisquer eventos adversos”, porém na província mais populosa do país, a AstraZeneca permanece indicada para quem tem mais de 40 anos, devido às reservas ainda limitadas.

Todas as vacinas contra a Covid-19 disponíveis na província são seguras e eficazes, de acordo com a Health Canada.

Este caso raro de coágulos sanguíneos é apenas o quarto em mais de 1 milhão de doses da vacina da Astrazeneca que foram administradas no Canadá até ao momento. Por isso, mesmo políticos como Justin Trudeau, Doug Ford e John Tory, entre muitos outros, quiseram dar o exemplo para tranquilizar a população.