Adultos mais jovens devem sofrer mais na 3ª vaga de Covid-109

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

Em Ontário, os médicos especialistas dizem que a província entrou na terceira vaga de casos de Covid-19, apesar do aumento das taxas de vacinação. E quem pode sofrer agora são os adultos entre os 40 e os 75 anos. A situação torna-se alarmante para os especialistas, sobretudo para quem acha que a pandemia atinge sobretudo os mais velhos.

Ontário entrou na terceira vaga de Covid-19, dizem os médicos especialistas. A situação torna-se assustadora para os adultos entre os 40 e os 75 anos, que podem muito bem ser atingidos pela nova vaga da pandemia.

Diz quem sabe que as variantes causam doenças graves que exigem maiores cuidados médicos. Equipas de emergência da cidade de Toronto estão já a preparar-se para o impacto. Aliás, dizem já ter mais pacientes jovens no hospital do que durante as vagas anteriores. Os relatos são arrepiantes: “Uma pessoa teve danos pulmonares graves. Eram jovens, saudáveis, sem problemas de saúde.”

Os especialistas suspeitam que vários fatores podem mudar a trajetória da pandemia em Ontário. As vacinações estão a salvar vidas, até porque o número de mortes em cuidados continuados está a cair drasticamente. Mas os jovens adultos estão à mão de semear, já que ainda não foram vacinados.

Além disso, os adultos mais jovens são um alvo fácil, quando se trata de novas variantes altamente contagiosas. Aliás, as variantes do novo coronavírus estão agora a circular. São mais de metade dos casos de Covid-19, de acordo com os dados mais recentes de um estudo da Science Table, grupo de especialistas científicos da província de Ontário.

O premier de Ontário, Doug Ford, disse também ter ouvido relatos de adultos jovens que ficaram doentes. Ao mesmo tempo que reconhece que as vacinas por si só, não vão fazer com que a província passe ilesa na próxima vaga.