
O Governo canadiano pretende fazer alterações legislativas nas contrações para o serviço público para promover a diversidade entre os departamentos governamentais.
O Governo liberal de Justin Trudeau quer promover uma maior diversidade na contratação para os departamentos de serviço público governamentais.
De acordo com a imprensa canadiana, o Governo pretende contratar mais líderes seniores com uma experiência profissional variada, assim como funcionários negros, indígenas e de cor. O Governo afirma que estes grupos são os mais discriminados no trabalho e os que enfrentam mais obstáculos.
O Conselho do Tesouro iniciou discussões esta semana sobre a estrutura de recrutamento para o serviço público e está a considerar fazer alterações à Lei do Emprego do setor. Uma pesquisa anual desenvolvida pelo Conselho vai ajudar a identificar as lacunas e a reconhecer as melhores formas de estabelecer a representação racial nos departamentos.
Desta forma, o Governo canadiano pretende um ambiente de trabalho mais inclusivo, assim como uma contratação federal “justa, transparente e representativa”.
Embora o Governo liberal reconheça que seja um processo lento, assegura que este é um projeto-modelo de inclusão para empregadores em todo o país e em todo o mundo.
De notar que o Governo de Trudeau lançou o projeto Centro para a Diversidade e Inclusão, de 12 milhões de dólares, para manter a discussão acesa sobre uma mudança no sistema canadiano.
