
Os veteranos canadianos têm visto longos tempos de espera no acesso a serviços de saúde e apoio psiquiátrico, em clínicas administradas pelo Governo, causados por um aumento significativo na procura destes serviços nos últimos cinco anos. É o que revelam relatórios internos do Veterans Affairs Canada.
Os dados dos últimos relatórios preparados pelo departamento governamental de serviços a veteranos de guerra no Canadá, o Veterans Affairs Canada, revelaram mais tempos de espera, nos últimos anos, no acesso a pedidos de apoio médico e psiquiátrico, nas clínicas administradas pelo Governo.
Esta demora também se verificou nos veteranos com pedidos urgentes de apoio à saúde mental. Em causa, está o aumento da procura por estes serviços nos últimos cinco anos.
Preparados trimestralmente, estes relatórios denunciam os tempos de espera na obtenção da primeira consulta nas dez clínicas especialistas em danos causados pelo stress.
O relatório, que abrange o período entre abril e junho de 2020, mostra um tempo de espera de dois dias na melhor das hipóteses, mas, regra geral, perto de duas semanas, para receberem uma resposta das clínicas ao primeiro telefonema.
Para além disso, a maioria dos ex-militares teve de esperar vários meses pelas primeiras consultas ou para começar o plano de tratamento.
Estas clínicas, localizadas nas grandes cidades canadianas, fazem uma avaliação e atuam sobre as necessidades psiquiátricas dos veteranos.
De acordo com especialistas, os resultados dos relatórios são considerados “preocupantes” para a saúde mental dos ex-militares, e pretende-se evitar que estes tenham de procurar ajuda por “conta-própria”.
Na verdade, a pandemia não veio piorar a situação e, em alguns casos, verificou-se até uma melhoria. Ainda assim, o Veterans Affairs Canada indica uma escassez de profissionais e aponta, também, uma “necessidade clara” de mais recursos da parte do Governo canadiano.
