ENCERRAMENTO PROLONGADO DA FRONTEIRA CANADÁ-EUA ATÉ 21 DE FEVEREIRO

Foto: Tony Webster/Flickr
Foto: Tony Webster/Flickr

O encerramento da fronteira entre a Canadá e os Estados Unidos foi alargado até ao dia 21 de fevereiro. O objetivo é mais uma vez travar a crescente disseminação do novo coronavírus.

A fronteira terrestre entre o Canadá e os Estados Unidos vai, afinal, permanecer fechada até pelo menos ao dia 21 de fevereiro. A confirmação foi dada por Justin Trudeau numa altura de aumento de casos de Covid-19 em ambos os países. Nas redes sociais, o primeiro-ministro diz que vai continuar a fazer “tudo o que for necessário para manter os canadianos em segurança”.

Desde março que as medidas restritivas na fronteira foram implementadas. Desde então foram sucessivamente alargadas por ambos os países. A proibição da circulação não afeta, contudo, o comércio, nem as viagens de avião.

De fora das restrições estão também os condutores que circulam em trabalho, os cidadãos ou residentes que pretendem regressar a casa e outros viajantes considerados essenciais. A proibição é sobretudo dirigida a quem pretende circular para fazer compras ou turismo.

De notar que, salvo raras exceções, todos os viajantes autorizados a entrar no Canadá são obrigados a fazer quarentena durante 14 dias, sob pena de pagarem multas pesadas. Já os que viajam para o país de avião devem ainda apresentar um teste negativo à Covid-19 antes do embarque.