TRANSPORT CANADA MAIS PERTO DA REAPROVAÇÃO DA AERONAVE

Foto: Wikipedia
Foto: Wikipedia

O Transport Canada, responsável pelas políticas e programas de transporte no Canadá, está a dar os primeiros passos para a reaprovação do Boeing 737 Max, ao mudar aspetos no design. A aeronave foi responsável por dois acidentes aéreos mortais em menos de seis meses.

O Boeing 737 Max pode estar mais perto de voltar a transportar passageiros. O Transport Canada, responsável pelas políticas e programas de transporte no país, está a dedicar-se à reaprovação da aeronave, após estar dois anos interdita de voar.

O departamento governamental canadiano da regulamentação dos transportes informa que as mudanças feitas até agora na aeronave já foram aprovadas pelo departamento de transportes dos EUA. Num comunicado à imprensa, o Transport Canada revela mudanças no design e uma formação adicional aos pilotos com novas funções da aeronave.

De relembrar que o Boeing 737 Max foi responsável pelos desastres aéreos no Mar Java, após descolar de Jakarta, na Indonésia, em outubro de 2018. E, apenas cinco meses depois, já em 2019, caiu cerca de seis minutos após a decolagem de Adis Abeba, na Etiópia.

Ambas as tragédias vitimaram todas as 346 pessoas a bordo das aeronaves, incluindo vários cidadãos canadianos. Após a segunda queda, diversos países vetaram a circulação aérea do Boeing, incluindo o Canadá.

A investigação da Etiópia diz que defeitos no design da aeronave causaram o acidente. Por essa e outras razões, o Boeing tem de passar por extensas inspeções até que seja aprovado e novamente usado no transporte de passageiros. No entanto, as famílias das vítimas não consideram a aeronave segura para retomar a circulação aérea.
Para já, os EUA aprovaram a segurança do avião para levantar voo novamente, mas aguarda-se, ainda, a aprovação para viajar com passageiros a bordo.