
Michael Kovrig e Michael Spavor poderão estar mais perto de serem libertados. A previsão é de Justin Trudeau, que espera ter boas notícias ainda este ano. Os chamados ‘two Michaels’ estão detidos na China há dois anos, numa medida amplamente vista como uma retaliação chinesa pela prisão de Meng Wanzhou no Canadá.
Justin Trudeau, o primeiro-ministro do Canadá, tem esperança de que haja novidades sobre o caso ‘Two Michaels’ ainda antes do final deste ano. Michael Kovrig e Michael Spavor, ambos de nacionalidade canadiana, são a dupla de ‘Michaels’ que estão detidos há dois anos na China e formalmente acusados de espionagem no país e de porem em perigo a segurança do estado.
Michael Kovrig é um ex-diplomata que trabalhou para o International Crisis Group, um grupo transnacional a favor da paz. Michael Spavor é um consultor que trabalhou amplamente na Coreia do Norte.
Os dois ‘Michaels’ foram presos na China nove dias depois de Meng Wanzhou ter sido detida no Canadá. A medida é vista como uma retaliação da China, que se quer vingar do encarceramento da executiva da Huawei e exercer pressão pela sua libertação. Meng foi presa em Vancouver a pedido dos Estados Unidos, sob acusações de fraude e de alegados roubos de segredos corporativos.
Kovrig e Spavor foram detidos sem direito ou acesso a advogados externos e tiveram poucas oportunidades de falar com funcionários consulares ou até mesmo com as suas famílias.
O ministro das Relações Exteriores do Canadá, François-Philippe Champagne, classificou a prisão e detenção dos dois ‘Michaels’ como “arbitrária”. Estas acusações terão enfurecido a China, que insiste que foram seguidos todos os protocolos da lei chinesa.
Por outro lado, o Ministério das Relações Exteriores da China confirmou que ambos os ‘Michaels’ foram “acusados e julgados”, mas, entretanto, Ottawa, que falou com as autoridades de Pequim, desfez a confusão e confirmou que o caso de ambos ainda não foi a tribunal.
Nenhum dos ‘Michaels’ foi formalmente acusado até junho deste ano, mas poderão enfrentar penas de prisão longas caso sejam considerados culpados.