CANADÁ E REINO UNIDO ANUNCIAM NOVO ACORDO EM REUNIÃO DO G-20

Foto: Justin Trudeau/Facebook
Foto: Justin Trudeau/Facebook

O Canadá e o Reino Unido fecharam um novo acordo comercial provisório durante o fim-de-semana. O objetivo é proteger os comerciantes dos impactos do Brexit.

O Canadá e o Reino Unido fecharam uma nova parceria comercial no sábado, dia 21 de novembro, no âmbito da saída do Reino Unido da União Europeia. O objetivo é evitar novas taxas comerciais a partir do início de 2021.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, reuniram-se virtualmente numa conferência de líderes do G-20, fórum internacional de cooperação económica global.

Este acordo provisório permanece em vigor nos próximos 11 meses até que um novo acordo mais abrangente seja negociado. Trudeau e Johnson não deram mais pormenores sobre a negociação.

As trocas comerciais entre os dois países foram, até agora, realizadas através do CETA, um tratado de livre comércio entre a União Europeia e o Canadá, que vai deixar de abranger o comércio britânico a partir do final deste ano.

O Reino Unido é o quinto maior parceiro comercial do Canadá. Em 2019, a relação entre os dois países foi avaliada em 29 mil milhões de dólares em mercadorias.