
Duas medidas preventivas ao vírus da covid-19 foram recentemente apresentadas e dão maior esperança aos cidadãos canadianos. A fase 1 da vacina canadiana da Medicago tem tido resultados promissores e foi também criada uma tenda aerossol de contenção do vírus para ajudar os profissionais de saúde.
São dois passos à frente para o Canadá nos esforços de contenção do vírus covid-19.
A Medicago anuncia resultados promissores na primeira fase de testes da vacina derivada de plantas que esta a desenvolver no Canadá. O resultado revela que 100% dos indivíduos saudáveis expostos ao vírus desenvolveram uma resposta positiva de anticorpos após duas doses desta vacina.
Os efeitos colaterais são considerados leves a moderados e de curta duração. O plano da Medicago é agora seguir com os ensaios às próximas fases de teste 2 e 3 para a vacina candidata à covid-19.
O governo contratou a Medicago para garantir os direitos de compra de 76 milhões de doses da vacina, após passar pelos padrões de segurança e de saúde adequados.
Por outro lado, numa tentativa de conter a disseminação do vírus da covid-19, o médico de emergência Marc Curial desenvolveu uma tenda especial de contenção para manter os profissionais de saúde seguros no seu local de trabalho.
Em conjunto com um amigo de longa data, Chris Terriff, que trabalha como engenheiro, desenvolveram, durante 5 meses, tendas de contenção de aerossol MACH32 e já estão a ser distribuídas nos hospitais de todo o Canadá.
A tenda usa plástico de sucção e um filtro HEPA que removem do ar as gotículas infetadas com covid-19.
Esta ideia partiu de Curial ao sentir dificuldades em manter-se a si e aos seus pacientes protegidos do vírus.
A tenda descartável custa menos de 100 dólares e os criadores esperam que ela se torne padrão em todo o Canadá.