NÍVEIS DE RISCO DA PANDEMIA SERÃO IDENTIFICADOS POR CORES EM ONTÁRIO

Foto: Governo de Ontario
Foto: Governo de Ontario

O governo de Ontário anunciou um novo sistema codificado por cores para definir os níveis de risco e medidas de restrição para a retoma económica na província.

Ontário aderiu a um novo sistema que agora define por cores os níveis de risco da pandemia da covid-19 e as restrições a serem adotadas em cada região da província. Vermelho, laranja, amarelo e verde são as cores que vão substituir a classificação dos estágios 1, 2 e 3 na reabertura da economia.

Acima do Vermelho, que classifica as áreas com controlo mais rígido, está o Lockdown. De acordo com o governo de Ontário não há nenhuma cidade na classificação vermelha.

A região de Toronto, Peel, York e Ottawa, atualmente no estágio 2, passam para categoria laranja. Peel, York e Ottawa já no dia 7 de novembro. Toronto permanece na versão antiga do estágio 2 até 14 de novembro, a pedido do presidente da Câmara John Tory, que disse precisar de um pouco mais de tempo para fazer a mudança.

O novo sistema estabelece restrições mais duras para as classificações vermelha e laranja, e mais leves para o amarelo e verde. A definição das cores para cada área da província dependerá principalmente do número de novos casos por semana, para cada grupo de 100 mil pessoas.

Com o novo sistema, as cidades dentro da classificação laranja, amarela e verde, por exemplo, poderão reabrir restaurantes, ginásios, casinos e cinemas com restrições maiores ou menores de acordo com a cor.

Independentemente da classificação, entretanto, em toda a província continuam proibidos de operar os clubes de strip e os limites de reunião social permanecem num máximo 10 pessoas em ambientes fechados e 25 ao ar livre. Se for um evento empresarial os números sobem para 50 pessoas em ambientes internos e 100 ao ar livre.