
A região de York regressou hoje à fase dois do plano de reabertura de Ontário, por causa do aumento de casos de covid-19. Junta-se assim a Toronto, Ottawa e à região de Peel.
Segunda-feira, dia 19 de outubro, foi a data escolhida para o regresso de York à segunda etapa da reabertura de Ontário. Segundo o governo provincial, o aumento “alarmante” de casos de covid-19 na região justifica a medida. York junta-se assim a Ottawa, Toronto e à região de Peel, onde as restrições foram reintroduzidas cerca de uma semana antes.
O regresso à segunda fase prevê o cumprimento de regras mais apertadas para combater o contágio de covid-19. Restaurantes em espaços fechados, ginásios e cinemas são obrigados a fechar portas. Além disso, o limite de ajuntamentos públicos volta a ser de 10 pessoas em locais fechados e de 25 ao ar livre.
As regras vigoram durante 28 dias, o que corresponde a dois ciclos de incubação do novo coronavírus.
Enquanto isso, nas regiões da província que permanecem na fase três, há quem imponha restrições por conta própria. A cadeia de restauração Ramshackle Industries, da cidade de Stratford, por exemplo, volta agora a servir apenas locais nos seus espaços interiores.