
Os casos de covid-19 estão a aumentar a um ritmo alarmante nas comunidades indígenas do Canadá. Quem o diz é ministro federal dos Serviços Indígenas.
O Ministro dos Serviços Indígenas, Marc Miller, diz que as comunidades indígenas têm enfrentado um aumento alarmante de casos de covid-19 nas últimas semanas.
Miller diz que, ao todo, foram reportadas mais de 670 infeções no seio das “FirstNations” e que cerca de 130 estão atualmente ativas.
Segundo o ministro, as comunidades indígenas foram bem-sucedidas na resposta à primeira vaga da pandemia, com regras que limitaram a propagação do vírus. As medidas passaram pelo encerramento das comunidades a pessoas de fora, por restrições locais aos ajuntamentos e pela implementação dos protocolos básicos de higiene.
A reabertura de escolas, estabelecimentos comerciais e outros locais onde o distanciamento não é possível representam fatores de risco.
Além disso, segundo o chefe nacional da Assembleia das “FirstNations”, as comunidades indígenas estão entre as populações mais vulneráveis do Canadá. Perry Bellegarde apela a mais assistência para mantê-las seguras, incluindo “apoios sociais e de saúde para as famílias”.