

A promessa de John Tory de unir uma Assembleia dividida e inaugurar uma nova era de trânsito com o seu plano ambicioso SmartTrack foi abraçado pelos eleitores que o elegeram como o 65º presidente de Toronto, numa batalha eleitoral, na segunda-feira à noite, mais apertada do que o esperado.
“Que grande noite esta para a nossa cidade”, disse Tory, durante o discurso de vitória.
“Senhoras e senhores, as pessoas falaram e hoje começamos o trabalho de construção de uma Toronto próspera e respeitada.”
John Tory venceu com uma percentagem de 40.3 por cento dos votos, cerca de 64 mil votos a mais que o segundo colocado Doug Ford (33.7), e cerca de 168 mil mais do que Olivia Chow, que se ficou pela terceira posição, com pouco mais de 23 por cento do voto popular.
Com cerca de 61 por cento, a eleição municipal de 2014 teve a maior taxa de votação desde a fusão em 1998.
“Eu vou dormir esta noite sabendo que eu dei absolutamente tudo”, declarou Doug Ford, rodeado pela família e apoiantes.
“Quero felicitar John Tory e a sua equipa pelo trabalho bem feito.” Olivia Chow, que chegou a ser considerada a favorita para chegar ao cargo de presidente da cidade, encontrou-se frustrantemente atolada em terceiro lugar no final da contagem dos votos.
“A nossa cidade tem um novo presidente”, resignou-se Chow. “Não é o resultado que esperava, mas quero dar os parabéns a John Tory por executar uma excelente campanha.”
A vitória de Tory na segunda-feira culminou uma campanha que teve momentos quentes e que viu muitos dos candidatos desistir ao longo do caminho.
Tanto Karen Stintz como David Soknacki retiraram-se depois de não conseguirem ter o apoio dos eleitores. Rob Ford saiu, depois que lhe foi diagnosticado uma forma rara de cancro abdominal.
Bonnie Crombie substitui McCallion como presidente de Mississauga
A cidade de Mississauga tem um novo presidente, pela primeira vez em quase quatro décadas, com Bonnie Crombie a assumir o lugar da matriarca amada da cidade, Hazel McCallion.
Crombie, uma vereadora e ex-deputada federal liberal, derrotou Steve Mahoney com uma larga margem, tendo conseguido mais de 63 por cento dos votos, contra cerca de 29 por cento do principal adversário.
O apoio de McCallion foi, por certo, um fator decisivo.
Linda Jeffrey vence em Brampton. Linda Jeffrey, uma ex-ministra liberal provincial, derrotou a presidente incumbente Susan Fennell e o vereador da cidade John Sanderson.
Fennel procurava um quinto mandato.
A candidata vencedora obteve uma percentagem de 49.3 por cento, com John Sanderson a ficar-se pelos 21.6 por cento.