MOÇAMBIQUE/CICLONES: ONG E PARCEIROS LANÇAM PROJETOS AGRÍCOLAS PARA 15 MIL PESSOAS

Maputo, 01 set 2020 (Lusa) – A Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento lançaram projetos agrícolas para beneficiar 15 mil pessoas, no reforço da recuperação económica das vítimas do ciclone Idai no centro do país.

“O projeto integra igualmente as componentes da promoção de igualdade de género, inclusão social, solidariedade e crescimento verde”, com um custo de 20 milhões de meticais (234 mil euros),referiu a Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo, organização não-governamental (ONG), em comunicado.

Os projetos contam com a participação do Gabinete de Reconstrução Pós-Ciclone Idai para implementação das atividades que vão decorrer no âmbito do programa Mecanismo de Recuperação de Moçambique.

“Espera-se que os beneficiários recebam sementes e ferramentas de trabalho, assistência técnica, instalação de bombas solares, sistemas de irrigação e poços, instalação de unidades de processamento acompanhadas de treinamento técnico”, lê-se na nota da ONG.

Metade dos agricultores que vão beneficiar das iniciativas são mulheres e existem também grupos vulneráveis, especialmente pessoas com deficiência e doenças crónicas.

O ciclone Idai atingiu o centro de Moçambique em março de 2019, provocou 604 mortos e 1,8 milhões de pessoas afetadas.

Pouco tempo depois, em abril, o Norte foi afetado pelo ciclone Kenneth, que matou 45 pessoas e afetou outras 250 mil.

RYR // LFS

Lusa/fim