

Criança de dois anos morreu em 23 de Julho de 2013 num infantário não licenciado, em Vaughan, a norte de Toronto.
TORONTO – “Os infantários não licenciados do Ontário operam sob normas pouco sustentadas e leis implementadas por um sistema com lacunas legais”, declarou um auditor provincial após uma investigação que se iniciou depois da morte de uma menina de dois anos.
Eva Ravikovich foi uma das quatro crianças a morrer em infantários não licenciados, na área de Toronto, num período de sete meses. Ela foi ‘um pouco como um lindo canário numa mina de carvão”, comentou o auditor André Marin.
“A sua morte fez que viessem à superfície problemas significativos… São cerca de oitocentos e vinte e três mil as crianças com idade escolar que estão em infantários não licenciados da província. Mas o governo só conduz uma inspeção se acreditar que a instituição tem bastantes crianças, e só depois de ter sido feita uma reclamação.
Todos os anos o Ministério da Educação recebe centenas de reclamações relacionadas com infantários não licenciados, e 25 por cento com razões. Contudo, o sistema de receção e resposta às reclamações sofre de um mal-estar organizativo que já ganhou raízes. As leis em relação aos infantários são impostas por uma burocracia que se esquiva a inspeções e investigações e prefere usar ‘panos quentes’ de encorajamento”, declarou Marin.
Marin não recomenda que se legalizem todos os infantários, mas é urgente que o Ministro da Educação considere a realização de um registo central e estipule normas rigorosas para o setor não licenciado.
Os infantários não licenciados não devem ter ao seu cuidado mais que 5 crianças abaixo de 10 anos, não contando as suas próprias crianças. Mas Marin denunciou que foram contadas 27 crianças no infantário onde andava a Eva, e ”em condições sanitárias deficientes e perigosas”.
“O Ministério não tomou em consideração múltiplas reclamações, incluindo as dos funcionários de ‘children’s aid society’ acerca desse infantário de Vaughan, Ontário”, afirmou Marin.
O governo contudo passou já a trabalhar na atualização de Day Nurseries Act., “o que se louva”, disse o auditor.
“E Child care Modernation Act” marca uma das duas cruciais mudanças no Sistema. A outra foi a criação de um departamento que investiga as reclamações acerca dos infantários não licenciados, e que já esta a trabalhar’ concluiu André Marin.
Fonte da notícia : canadian press