GOVERNO FEDERAL AJUDA A ESCOAR PRODUTOS EM EXCEDENTE

Foto: Marta I. Seco/Pixabay
Foto: Marta I. Seco/Pixabay

O governo federal do Canadá está a ajudar o setor agrícola a escoar produtos em excedente por causa da pandemia. É o caso de mais de 12 milhões ovos, que vão ser redistribuídos através de um programa de apoio de emergência.

Os impactos económicos da pandemia também se fazem sentir no setor agrícola canadiano. Muitos são os agricultores que enfrentam excedentes, por não terem onde vender os produtos.

A ministra federal da Agricultura anunciou a assinatura de oito novos acordos para resolver o problema. Segundo Marie-Claude Bibeau,o governo vai alocar cerca de 50 milhões para escoar os produtos anteriormente vendidos a restaurantes.

O objetivo é pôr os fornecedores agrícolas em contacto com bancos alimentares e outros grupos comunitários. Desta forma, diz a ministra, o programa apoia não só os agricultores, mas também os canadianos que têm recorrido a ajudas alimentares por falta de dinheiro.

Ao todo são cerca de 12 milhões de quilos de comida a serem comprados e depois redistribuídos. Incluem-se 12 milhões de ovos a serem escoados através do programa.