CENTENAS DE PESSOAS EM MONTREAL MANIFESTAM-SE CONTRA USO DE MÁSCARA

Foto: Blazing CatFur/Twitter
Foto: Blazing CatFur/Twitter

Fim de semana de protestos em Montreal. Centenas saíram às ruas para protestar contra o uso de máscara obrigatório imposto pelo governo do Québec.

Os vídeos foram captados durante os protestos de dia 8 de agosto em Montreal e mostram centenas de pessoas a manifestarem-se contra o uso obrigatório de máscara, decretado pelo governo provincial do Québec.

A maioria dos manifestantes participou nos protestos sem máscara. Apesar de todos condenaram a regra que prevê o uso do equipamento de proteção pessoal, diferentes motivações e ideologias justificaram a presença na manifestação.

Alguns acham que o uso obrigatório de máscara é um atentado à liberdade e um mecanismo de controlo das pessoas. Outros são contra o governo do premier François Legault e contra o luso-canadiano Horácio Arruda, diretor geral da saúde pública do Québec. Há também quem condene o uso de máscaras e o distanciamento social entre as crianças, apesar da regra ainda não ter sido decretada no âmbito do regresso às aulas na província.

Não é o primeiro protesto deste tipo no Québec. A vice-premier da província, Geneviève Guilbault, já disse inclusivamente que as pessoas têm pleno direito de protestar, desde que não ponham em risco a saúde dos cidadãos.