

O Papa Francisco realizou uma missa de ação de graças ao lado do Cardeal Gerald Lacroix, de Quebec, no domingo, para a canonização de dois missionários do século XVII que espalharam o catolicismo romano através do que é hoje o Canadá.
Francisco disse na sua homilia que São Francisco de Laval e Santa Maria da Encarnação espalharam a sua fé “nos locais mais pequenos e mais remotos”.
Os dois missionários foram elevados à santidade em abril.
O Papa também saudou os peregrinos canadianos que tinham viajado para Roma, durante a sua tradicional bênção de domingo na Praça de São Pedro.
São Francisco de Laval foi o primeiro bispo da Nova França e conhecido pelo seu trabalho em defender da exploração os membros das Primeiras Nações.
Santa Maria da Encarnação foi uma freira das Ursulinas, que fundou um convento e uma escola que forneceu educação igual para as filhas de colonos franceses e membros das Primeiras Nações.
Lacroix, que é arcebispo de Quebec, disse que está esperançoso que a canonização dos dois santos venha a servir como um lembrete dos laços do Canadá com o catolicismo.