CÂMARA DOS COMUNS DISCUTE O FUNCIONAMENTO DO PARLAMENTO DURANTE PANDEMIA

Foto: Wikipédia
Foto: Wikipédia

Segunda-feira marcada por uma reunião no parlamento canadiano. O encontro serviu para discutir o funcionamento da Câmara dos Comuns durante a pandemia.

A Câmara dos Comuns em Ottawa tem trabalhado com debates presenciais reduzidos e votações remotas, desde o início da pandemia da covid-19. No verão, as restrições deverão permanecer no parlamento canadiano. O funcionamento do Câmara dos Comuns, no âmbito da reabertura da economia, foi discutido numa sessão por videoconferência, que contou com a participação presencial dos principais líderes de cada partido. Os liberais contaram com o apoio do NDP para manter o sistema híbrido dos debates com alguns parlamentares em sessões presenciais. Os demais serão feitos por videoconferência em quatro dias espalhados pelo verão.

Os conservadores, por outro lado, defenderam a realização de mais debates normais, mesmo com um número reduzido de parlamentares devido ao distanciamento social. De notar que a Câmara dos Comuns tem tido algumas dificuldades em relação à segurança técnica da participação virtual dos parlamentares nos debates durante a pandemia.