
Rob Ford foi diagnosticado com uma forma rara de cancro abdominal, mas o cirurgião colorretal do presidente [Mount Sinai] disse que está “otimista” que este pode ser tratado e salienta que este não se espalhou para nenhum dos órgãos.
O tratamento inicial será composto por duas sessões de quimioterapia, a começar dentro das próximas 48 horas.
“O diagnóstico é um lipossarcoma maligno”, confirmou o Dr. Zane Cohen. “É bastante agressivo, mas estamos a tratar isto de forma muito agressiva, a fim de erradicar o tumor.”
Cohen sublinha que está “otimista sobre o tumor”, porque este é sensível à quimioterapia, e o Mount Sinai tem um dos maiores centros do Ontário para lidar com sarcomas.
O tumor abdominal tem 12-por-12 centímetros e o Dr. Cohen referiu que este provavelmente tem vindo a crescer há vários anos, apesar de uma tomografia computadorizada em 2011, para uma pedra nos rins, não ter revelado quaisquer massas.
Também foi encontrado um pequeno nódulo cancerígeno de dois centímetros na nádega do presidente, atrás do seu quadril esquerdo, tendo o Dr. Cohen indicado que este é “parte de um mesmo tumor”.
O diagnóstico do cancro foi feito com uma segunda biópsia na segunda-feira, após a primeira da semana passada não ter sido conclusiva.
Cohen adicionou que outras opções possíveis de tratamento, após a quimioterapia, incluem radioterapia e cirurgia.
O irmão de Rob Ford, o agora candidato à presidência de Toronto, Doug Ford, divulgou um comunicado logo após o diagnóstico público do Dr. Cohen, declarando que o irmão vai vencer a luta.
“Ele é uma pessoa incrível, marido, pai, irmão e filho e ele continua otimista e determinado a lutar contra isto.”
Os rivais de Doug Ford na corrida para ser o próximo presidente de Toronto foram rápidos em responder ao diagnóstico de cancro.
Olivia Chow, que perdeu o marido Jack Layton em agosto de 2011, em resultado de um cancro, disse que Ford deve abraçar o apoio do público, numa altura em que os médicos trabalham para combater a doença agressiva.
Por seu lado, John Tory, que lidera a corrida para presidente, de acordo com as últimas sondagens, acrescentou: “O presidente Ford é um marido, um filho, um irmão um pai, e eu estendo os meus melhores desejos, a minha profunda preocupação e os meus pensamentos e orações para uma plena e rápida recuperação.”