CORONAVÍRUS ESVAZIA LOJAS – IMAGENS DE PRATELEIRAS VAZIAS MULTIPLICAM-SE NA INTERNET

Foto jornal: vickilaszlo/Twitter

As preocupações com o coronavírus estão a esvaziar lojas por todo o Canadá. Nas redes sociais, multiplicam-se as imagens de prateleiras vazias, numa altura em que o número de casos no país se situa nos 27.

O aviso da ministra da Saúde despoletou o fenómeno. Desde que Patty Hajdu aconselhou os canadianos a comprarem produtos atempadamente, que as prateleiras começaram a esvaziar. A ministra tinha em mente um eventual surto de coronavírus, que impedisse as pessoas de saírem de casa para irem às lojas.

Os clientes recorreram à internet para mostrar o que se passa em muitos estabelecimentos. Durante o fim-de-semana, somaram-se os relatos da ausência de vários produtos, incluindo desinfetante para as mãos, papel higiénico, carne, produtos enlatados ou até mesmo pão e ovos. Por outro lado, há também clientes que alegam ter visto os trabalhadores das lojas Costco, em Toronto, a limparem carrinhos de compras com desinfetante.

Não só os consumidores, mas também os funcionários falam na confusão nas lojas. Numa troca de mensagens de telemóvel, publicada no Twitter, um trabalhador da Costco descreve o cenário bizarro no estabelecimento, despoletado pelas preocupações em torno do coronavírus.

Por outro lado, o Retail Council of Canada desvaloriza o fenómeno. Um representante da associação retalhista admite um aumento da procura nas lojas, devido ao coronavírus e ainda aos bloqueios ferroviários que têm marcado o país. Apesar disso, garante que a escassez de produtos não é significativa, pelo menos para já.