
Queda de avião no Irão provocou a morte de 63 canadianos, de um total de 176 vítimas mortais. Justin Trudeau lamentou ontem a tragédia e comprometeu-se a procurar respostas para o que aconteceu.
Foi a bordo de um avião igual à imagem que os passageiros viajaram. Mais de um terço eram canadianos. Muitos deles regressavam casa, depois de um período de férias.
Trudeau garante que o governo canadiano vai investigar o ocorrido. Trata-se da pior tragédia relacionada com aviões na história do Canadá, desde o bombardeamento de uma aeronave indiana em 1985, que matou 268 cidadãos.
Ainda não são conhecidas as causas que levaram à queda do avião, mas não é descarta a hipótese de ter sido abatido. Segundo os Estados Unidos da América, o avião pode ter sido intercetado por um míssil iraniano no seguimento da atual atmosfera de conflito entre os dois países.
Trudeau não manifesta uma opinião clara sobre o assassinato do general Solemani pelos norte-americanos, mas condena o ataque iraniano às bases dos Estados Unidos.
Esta tragédia está a gerar comoção nacional e internacional. Já foram marcadas diversas vigílias pelo Canadá, para lembrar as vítimas canadianas.