

Os neo-democratas estão a questionar o que parece ser uma busca ilegal de pessoas sem estatutos de imigrante. Esta estaria sendo feita pela Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá e os alvos seriam específicos grupos raciais.
“É profundamente perturbador o fato dos conservadores têm estado a focar em algumas raças com o objetivo de remover pessoas sem estatutos de imigrante e que vivem na Grande Toronto”, disse o deputado federal pelo NDP Andrew Cash (Davenport). “Famílias imigrantes que moram no distrito de Davenport estão cada vez mais preocupadas por não poderem ir ao Dufferin Mall ou à sua padaria local para um café, sem se submeterem a uma vistoria local aleatória. O fato deste procedimento ser baseado na etnia levanta questões sérias sobre o governo Harper”.
Agentes do CBSA têm supostamente parado indivíduos nas áreas próximas ao Dufferin Mall em Toronto, bem como em padarias e cafés locais, detendo aqueles que não podem provar o seu estatuto no país. Os membros das comunidades latinas e de língua portuguesa parecem ser os alvos.
“O problemático sistema de imigração dos conservadores está a fazer com que famílias fiquem a espera, durante até nove anos, para se reunirem no Canadá. O sistema abriu as portas para os empregadores sem escrúpulos se aproveitarem de trabalhadores imigrantes vulneráveis e famílias estão sendo separadas. A discriminação racial em certas comunidades não vai resolver este sistema de imigração que não funciona mais,” Cash acrescentou.