
Centenas de separatistas de Alberta reuniram-se este sábado em Edmonton. Os apoiantes do chamado movimento “Wexit” defenderam a independência da província, apesar de várias advertências dos especialistas.
O balanço da iniciativa foi feito no Facebook. Na página chamada “Wexit Alberta”, pode ler-se que foram cerca de 800 as pessoas presentes no encontro.
Foi este grupo, aliás, que promoveu a reunião. Um movimento separatista, que conta com mais de 30 mil membros na rede social.
Os apoiantes manifestaram frustração perante o atual governo federal. Dizem não estar convencidos de que o premier de Aberta consiga defender os seus interesses. A vitória dos liberais só veio piorar o cenário.
O movimento é alvo de dúvidas por parte dos especialistas. Historiadores e juristas falam num processo tortuoso e pleno de obstáculos políticos e institucionais.
O primeiro passo para a independência seria um referendo. A moeda, os impostos, a defesa e muitos outros aspetos teriam de ser determinados, antes da separação avançar.