ENTRADA DE TRUDEAU NO CONSELHO SEGURANÇA ONU ENFRENTA DESAFIOS

Foto: Justin Trudeau/Facebook
Foto: Justin Trudeau/Facebook

A candidatura de Trudeau ao Conselho de Segurança das Nações Unidas enfrenta desafios. De acordo com vários diplomatas, a abstenção do Canadá face ao estatuto de Jerusalém é um dos aspetos que vai dificultar a sua entrada no órgão da ONU.

Tem sido alvo de votações complicadas e não é só no contexto das eleições federais. Ainda faltam oito meses para a votação na ONU, mas vários diplomatas já antecipam que o primeiro-ministro vai enfrentar obstáculos.

Em primeiro lugar, dizem que o Canadá “furou a fila” para entrar no Conselho. A Irlanda e a Noruega candidataram-se uma década antes e o avanço do Canadá sobre esses países não caiu bem nas Nações Unidas.

Além disso, o Canadá não tomou uma posição face a Jerusalém. Terá perdido apoio à sua candidatura, quando se absteve de exigir que os Estados Unidos recuassem na decisão de proclamar a cidade capital de Israel.

A votação acontece em junho de 2020. O Conselho de Segurança da ONU tem como objetivo zelar pela manutenção da paz no contexto internacional.