FOTOGRAFIA POLÉMICA TIRADA HÁ OITO ANOS MOSTRA TRUDEAU COM CARA PINTADA

Foto jornal: Twitter/Time
Foto jornal: Twitter/Time

Uma polémica que envolve acusações de racismo está a marcar a corrida às eleições federais. Em causa está a divulgação de uma fotografia de Justin Trudeau, em 2001, em que surge com a cara pintada de castanho e um turbante. O primeiro-ministro já pediu desculpas.

Os sorrisos contrastam com a polémica gerada. Na fotografia tirada em 2001, Justin Trudeau surge mascarado, de turbante, túnica e corpo pintado. Tinha 29 anos e estava numa numa festa em Vancouver, cujo tema era tema “Noites Árabes”. A fotografia divulgada pela revista Times despoletou acusações de racismo entre a oposição.

A reação de Elizabeth May surge numa publicação no Twitter. “Estou profundamente chocada” disse a líder do Green Party, apelando a um pedido de desculpas de Justin Trudeau. Assim foi. O primeiro-ministro falou à imprensa a bordo de um avião. A polémica pode ter impactos nos resultados eleitorais, como alertam os especialistas. De recordar que os liberais e conservadores estão num empate apertado no que respeita às intenções de voto.