
Lisboa, 13 ago (Lusa) — O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, condenou hoje a “catástrofe humana de grandes dimensões” a que se assiste no Iraque, tema que será debatido numa reunião de emergência dos MNE europeus na sexta-feira, em Bruxelas.
“Estamos, no que diz respeito ao Iraque, particularmente preocupados com a evolução [da situação], porque estamos a assistir a uma catástrofe humana de grandes dimensões. Em particular, são lamentáveis e censuráveis os ataques contra as minorias étnicas e religiosas do país”, disse hoje à Lusa o chefe da diplomacia portuguesa.
“Portugal condena firmemente as atrocidades que têm vindo a ser praticadas pelas forças extremistas e terroristas sob o comando do grupo Estado Islâmico, que é um fenómeno recente depois da declaração do califado, mas que tem tido consequências extremamente graves”, frisou.
