

Os governos Federal e Provincial anunciaram a criação de um fundo de 801 milhões de dólares, que será aplicado na habitação social no Ontário ao longo dos próximos 5 anos.
Este novo financiamento, dá continuidade ao acordo de Investimento em Habitação Social que está em vigor.
“A renovação da parceria entre o Canadá e o Ontário, vai contribuir para melhorar o acesso a uma habitação segura e a preços acessíveis”, declarou o ministro dos Assuntos Municipais Ted Mc-Meekin.
O acordo agora alcançado entre os dois níveis de governo, foi concebido com o objetivo de disponibilizar diversos programas na área da habitação social, vocacionados para a necessidade cada vez maior de construir novas habitações e de conservar as já existentes.
McMeeklin revelou que essa será a principal função do acordo agora assinado.
A ministra Federal Candice Bergen lembrou que a habitação social, tem os custos controlados e deve proporcionar uma vida melhor a todos aqueles a que se destina.
“Faz todo o sentido financiar projetos desta natureza”, disse.
McMeekin acrescentou que o combate à pobreza é uma prioridade política, realçando o contributo da Província para o programa.
“Ao subscrever este fundo, o Ontário irá contribuir com 400 milhões de dólares”. O ministro referiu ainda que neste momento, mais de 10 mil habitações estão a ser alvo de um tipo de intervenção (construção ou recuperação) neste momento, no Ontário.
“A necessidade e grande e não pára de crescer”, Um relatório divulgado em 2013 concluiu que a dramática escassez de habitação social ameaça o bem estar e a saúde de quem vive no Ontário e dela necessita, afetando ainda o crescimento da competitividade económica da Província.
“A falta de oferta de habitação social fecha a porta das oportunidades a demasiadas pessoas no Ontário”, refere o relatório da Associação de Habitações Não Lucrativas do Ontário e da Federação de Cooperativas de Habitação do Canadá – Região do Ontário.
O ministro McMeekin realçou o fato de 12 por cento dos habitantes da Província procurarem uma habitação que dignifique as suas condições de vida.