TÉNIA MORTAL ESPALHADA PELA VIDA SELVAGEM DE ALBERTA

Foto jornal: Public Domain/Wikipedia
Foto jornal: Public Domain/Wikipedia

Uma ténia que pode causar tumores fatais nas pessoas está atualmente “espalhada por toda a vida selvagem” de Alberta. O alerta é dado por investigadores da Universidade de Calgary, que adiantam que o parasita é hoje predominante no oeste do Canadá, depois de ter sido descoberto pela primeira vez no país em 2012.
Echinococcus multiloculares. É este o nome da ténia que está a preocupar os investigadores. Trata-se de uma bactéria minúscula, que pode causar tumores fatais nos humanos infetados.
De acordo com uma pesquisa da Universidade Alberta, a ténia está “espalhada por toda a vida selvagem” de Alberta. Os animais mais afetados são os coiotes, as raposas e os pequenos roedores.
Os investigadores reforçam que não há motivo para pânico. A prevalência da bactéria em cães domésticos é reduzida e por isso os humanos estão menos expostos.
Ainda assim, há registo de 14 pessoas infetadas com a bactéria no Canadá. O primeiro caso foi descoberto em 2013. A ténia provoca lesões no fígado e pode ser mortal, se não for descoberta a tempo.