
A componente de acessibilidade da 18.ª Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, que decorre até domingo no centro da Feira, recebeu até sexta-feira mais de 100 visitantes cegos e surdos, para os quais a organização preparou roteiros específicos.
Em causa está assim o programa da “Viagem Acessível”, que, em dois dias predefinidos, proporcionou aos visitantes com limitações de mobilidade o acesso a conteúdos em Linguagem Gestual – como é o caso da peça de teatro “D. Sancho II – O último luar” – e também em Braille – como a exposição de usufruto táctil sobre armas, objetos e vestuário medievais.
Essas visitas foram conduzidas por guias que, especialmente formados para o efeito, garantiram aos grupos aquilo que Joana Cottim, presidente da Comissão Nacional dos Jovens Surdos, define como uma forma de esses cidadãos “estarem em pé de igualdade com os ouvintes, vivendo e sentindo a mesma experiência”.
