SEGUNDO VÁRIOS ESPECIALISTAS BORIS JOHNSON REPRESENTA “GRANDE DESAFIO” PARA TRUDEAU

Foto: Boris Johnson/Facebook
Foto: Boris Johnson/Facebook

Justin Trudeau deve lidar com Boris Johnson da mesma forma que lida Donald Trump. Quem o diz são vários especialistas em política internacional, que apontam para a “imprevisibilidade” do novo primeiro-ministro britânico e para o “grande desafio” diplomático que Trudeau tem pela frente.

A tomada de posse de Boris Johnson acontece em tempos turbulentos. Eleito em plena crise do Brexit, o novo primeiro-ministro britânico representa “um grande desafio”, não só interno, mas internacional.

No caso do Canadá, Justin Trudeau deve adotar a mesma abordagem que tem com Trump. Quem o diz são vários especialistas, citados pela Global News, que acrescentam que a “imprevisibilidade” e o “populismo” são pontos em comum entre os dois líderes políticos. A experiência com o presidente americano deverá, por isso, ajudar.

Ainda assim, o governo canadiano deve estar preparado para mudanças. A aliança entre os dois países vai manter-se, mas não nos mesmos moldes. Foram inúmeras as vezes que o Reino Unido representou o Canadá nos Conselhos da Europa, por exemplo. De acordo com os especialistas, com Boris Johnson isso não vai continuar a acontecer.

O novo líder do Partido Conservador foi eleito com mais de 92 mil votos, na passada segunda-feira. Johnson defende a saída do Reino Unido até ao final de outubro, mesmo que não o país consiga chegar a acordo.