IMPOSTO SOBRE IMÓVEIS EM TORONTO ACOMPANHA INFLAÇÃO

Foto: CMC
Foto: CMC

A subida dos impostos é sempre um peso, e como já é habitual os impostos sobre a propriedade em Toronto têm estado em destaque no orçamento municipal deste ano. O presidente John Tory e os restantes membros do conselho apoiam estes aumentos baseados na inflação. Os proprietários de imóveis podem assim esperar um aumento de 2,55% nos impostos sobre propriedades. O que significa um aumento de 74 dólares para uma família que tenha uma casa avaliada em cerca de 665 mil dólares.

“Foi um aumento de acordo com a taxa de inflação, a câmara municipal aqui de Toronto tem em conta um aumento do custo de vida, os salários aumentam, a luz aumenta, a água aumenta, portanto este é um aumento para manter os serviços da cidade e para fazer alguns melhoramentos,” explicou Ana Bailão, vice-presidente da Câmara Municipal de Toronto.

A luso-canadiana adiantou que a maior parte da fonte receita da câmara municipal de Toronto vem do imposto imobiliário e mostrou-se em desacordo com este facto. “Acho que numa cidade como esta, com este tamanho, com a força económica que já tem, devíamos ter acesso a outras fontes de rendimento,” opinou a vereadora por Davenport.

Este valor pode aumentar ou diminuir consoante o valor da sua propriedade. Os proprietários de casas separadas, por exemplo, poderão enfrentar um aumento muito maior, enquanto isso muitos donos de condomínios podem esperar apenas um aumento de dois dígitos.

A corretora de imóveis, Cristina Osório indicou ao CMC que não acredita que esta subida de imposto possa afetar as vendas de imóveis na cidade. “Não acredito que vá haver alguma mudança, porque o imposto que nós pagamos em Toronto já é bem mais baixo do que o pago nas redondezas,” explicou.