
Uma revisão dos gastos do governo de Ontário constatou que as despesas operacionais da província cresceram 55% nos últimos 15 anos. O presidente do Treasury Board, Peter Bethlenfalvy disse que a auditoria realizada pela EY Canadá concluiu que o aumento na despesa do governo ultrapassou o crescimento da população em 1,9%.
O presidente já tinha referido que a empresa iria auditar todos os programas e serviços do governo, algo que o Premier Doug Ford tinha prometido durante a sua campanha eleitoral. Ford referiu que a auditoria em conjunto com uma comissão independente ia ajudar o governo conservador progressista a avaliar a situação financeira da província. O atual governo também realizou pesquisas on-line onde a população de Ontário podia dar a sua opinião de como tornar os programas governamentais mais eficientes.
Nesta segunda-feira, Ford anunciou a criação de um comité para investigar a situação fiscal da província, e criticou a gestão das contas pelo governo liberal de Ontário. O ministro das finanças, Vic Fedeli anunciou na semana passada que o défice de Ontário ultrapassava os 15 mil milhões de dólares.
